Perguntas Frequentes


  1. Não consigo fazer login no Videocast
  2. Não consigo visualizar o vídeo
  3. Posso ver o vídeo a partir de casa?
  4. No Firefox em Windows os vídeos ficam estáticos e aparece uma mensagem no topo do vídeo a indicar-me para ver num formato compatível
  5. Como activar o Flash no Firefox
  6. Quando acedo ao Videocast sou sempre redireccionado para o player Flash
  7. Quando acedo ao Videocast vejo uma mensagem para mudar para o player HTML5
  8. Quando acedo à pagina de stream vejo uma mensagem a indicar que é necessário instalar o Adobe Flash Player
  9. Como criar uma sessão?
  10. Como emitir uma sessão?
  11. Consigo emitir as apresentações da sessão?
  12. Poderei personalizar a página de emissão?
  13. Consigo saber quantas pessoas estiveram a assistir?

Não consigo fazer login no Videocast

Para utilizar o serviço Videocast o seu IDP tem de estar configurado para este serviço. Por favor entre em contacto com o nosso serviço de apoio em servico-videodifusao@fccn.pt.

Para saber mais consulte as informações técnicas.

Não consigo visualizar o vídeo

Se o não consegue visualizar o vídeo, confirme que o browser e sistema operativo que está a utilizar cumpre os requisitos indicados em informações técnicas. Se estiver a aceder a partir de um computador portátil ou de secretária, verifique aqui se possui o javascript ativado.

Adicionalmente, valide que não existem limitações ao nível do acesso ao serviço de vídeo da FCCN produzidas por "firewalls" ou outros mecanismos de segurança. Para saber mais, consulte o gestor de rede local.

Se aparecer alguma mensagem no topo do vídeo por favor consulte uma das seguintes secções:

Posso ver o vídeo a partir de casa?

Em situações normais, o vídeo pode ser visualizado em redes privadas ou domésticas. Neste sentido, o computador não necessita de possuir um IP público para ter acesso e apresentar o conteúdo. É necessário sim, é que esteja integrado numa rede com acesso à internet e ao servidor de onde o vídeo é emitido.

No Firefox em Windows os vídeos ficam estáticos e aparece uma mensagem no topo do vídeo a indicar-me para ver num formato compatível

Ao aceder ao Videocast com o Firefox, em certos casos, o vídeo pode ficar estático e não correr. Isto acontece quando o stream é realizado com certos codecs de vídeo (p.e. video/mp4; codecs="avc1.4d401f", audio/mp4; codecs="mp4a.40.2") e se utiliza o player HTML5 (MPEG-DASH). Para conseguir visualizar o vídeo sem recorrer ao player Flash é necessário instalar software adicional da microsoft.

Para mais informações sobre como instalar esse software consultar a página de suporte firefox.

De qualquer das formas, pode visualizar o vídeo seguindo o link indicado na mensagem. Essa página contém um player flash que provavelmente irá requerer a activação do Flash no Firefox. Para saber como activar o Flash no Firefox veja a FAQ como activar o Flash no Firefox.

Como activar o Flash no Firefox

Se quando tenta visualizar um vídeo no Firefox aparece uma mensagem para activar o Flash. O processo de activação varia consoante a versão do Firefox e pode implicar a instalação do Flash player da Adobe. Para mais informações consulte a página de suporte do Firefox sobre este assunto

Quando acedo ao Videocast sou sempre redireccionado para o player Flash

De modo a proporcionar a melhor experiência de visualização, quando acede á página de stream procedemos a um conjunto de verificações para certificar se o browser que está a usar é compatível com o nosso player HTML5 MPEG-DASH. Caso essa verificação falhe, é redireccionado automaticamente para a versão do player mais compatível (Flash).

Pode verificar se o browser e sistema operativo que está a utilizar cumpre os requisitos indicados em informações técnicas.

Quando acedo ao Videocast vejo uma mensagem para mudar para o player HTML5

Esta mensagem aparece sempre que acede a um Videocast com o player Flash e é detectado um problema a apresentar o vídeo. Quando o browser que está a usar suporta o nosso player HTML5 apresentamos um modo alternativo de aceder ao Videocast de modo a que possa visualizar o vídeo com um player mais moderno. Para tal, basta seguir o link que é apresentado na mensagem.

Se o browser não suportar o player HTML5 e forem detectados problemas a apresentar o vídeo, é mostrada uma outra mensagem a indicar que necessita de instalar e activar o flash. Para saber mais sobre esta mensagem consulte a secção acerca da instalação do Adobe Flash Player.

Quando acedo ao Videocast vejo uma mensagem a indicar que é necessário instalar o Adobe Flash Player

Esta mensagem aparece sempre que acede a um Videocast com o player com a tecnologia flash e foi detectado um problema a apresentar o vídeo. Quando o browser que está a usar não é compatível com o nosso player HTML5 e não tem um plugin Flash instalado terá de proceder da seguinte forma para conseguir visualizar o vídeo:

  • Aceder à página de instalação do Adobe Flash Player.
  • Fazer o download do instalador do Flash adequado para o seu sistema operativo obter Adobe Flash Player
  • Instalar o Flash Player seguindo as instruções do instalador.
  • Caso esteja a usar o Firefox terá de seguir as instruções descritas em Como activar o Flash no Firefox para activar o flash
  • Fechar o browser e voltar a abrir a página do stream.

Pode verificar se o browser e sistema operativo que está a utilizar cumpre os requisitos indicados em informações técnicas.

Como criar uma sessão?

Para poder criar uma sessão Videocast, deverá em primeiro lugar, fazer a autenticação no serviço Videocast. Uma vez autenticado, basta clicar no botão Criar Videocast e preencher os seguintes campos:

  • Título da emissão:
  • Descrição do evento:
  • Data de início do evento:
  • Data de fim do evento:

Por fim, pressionar o botão Criar.

Como emitir uma sessão?

Na Consola de Administração, deverá optar pelo separador Emissão, onde estão os parâmetros da emissão, necessários para colocar no encoder.

Nessa mesma janela, são apresentadas instruções de configuração para diferentes encoders. Seleccione o encoder que utiliza e veja onde colocar os parâmetros.

Caso o seu não esteja listado, por favor entre em contacto com o nosso serviço de apoio em servico-videodifusao@fccn.pt.

Consigo emitir as apresentações da sessão?

Com o VideoCast, há a possibilidade de transmitir em direto as apresentações da sessão. Na consola de administração, terá de ir ao separador Página do evento, e ativar a opção de incluir slides no stream.

Após ativada essa opção, no separador Emissão, estão os parâmetros da emissão. Neste caso, irá necessitar de dois computadores para emitir o vídeo e as apresentações.

Poderei personalizar a página de emissão?

No separador Página do Evento existente na Consola de Administração, há um conjunto de opções já predefinidas para utilizar na sua página do evento:

  • Alterar o banner do evento, por um personalizado sobre o seu evento. Deverá ter em conta as medidas recomendadas: 960 x 100 ppx.
  • Ativar uma componente de chat;
  • Ativar uma componente com o Twitter. Irá mostrar os tweets de uma determinada hashtag;
  • Adicionar uma descrição adicional;
  • Alterar o player de vídeo da sessão (aconselhamos a manter o que está por defeito: HTML5 (MPEG – DASH);
  • Alterar as proporções dos fluxos de vídeo, entre o 4:3 e o 16:9;
  • Ativar os slides na página do evento (ver como emitir)
  • Modificar a posição das componentes;

Através do botão pré-visualizar, existente no fundo da página, tem a possibilidade de visualizar as alterações. No final não se esqueça de Atualizar todas as suas modificações.

Consigo saber quantas pessoas estiveram a assistir?

No separador Estatísticas da consola de administração, poderá visualizar através de um gráfico o número de utilizadores a assistir à emissão.