live event banner

Noites no Observatório (24 de novembro de 2018) Terminou a: 24/11/2018 23:30  

As Noites no Observatório são sessões mensais do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), constituídas por uma palestra, dada por um investigador do IA, e observações do céu noturno com telescópios. 


Estas sessões realizam-se desde 2009 e regularmente são enquadradas em eventos de âmbito nacional e internacional, como a Noite Europeia dos Investigadores ou a Semana da Ciência e Tecnologia. 


Desde novembro de 2015, as Noites no Observatório são organizadas em parceria com o Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, tendo lugar neste mesmo local.


"Caçador de planetas", por Alexandre Cabral, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Os telescópios são dos instrumentos mais fascinantes criados pelo ser humano e que têm permitido alargar os nossos horizontes a limites inimagináveis.

Com os telescópios mais modernos e instrumentos capazes de analisar a luz que nos chega de outras estrelas, foi possível nos últimos anos “caçar” centenas de planetas a orbitar outras estrelas. A procura de outras Terras tornou-se num dos temas mais quentes da astrofísica moderna, motivando o desenvolvimento de novos instrumentos e missões espaciais.

Nesta palestra vamos levar todo o público numa viagem pelo universo dos telescópios, visitando um instrumento “caçador de planetas”, cuja construção teve mão portuguesa e que está instalado no maior observatório do mundo.

Sala de chat

Tweets...