live event banner

Noites no Observatório (25 de janeiro de 2020) Terminou a: 25/01/2020 23:30  

As Noites no Observatório são sessões mensais do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), constituídas por uma palestra, dada por um investigador do IA, e observações do céu noturno com telescópios. 


Estas sessões realizam-se desde 2009 e regularmente são enquadradas em eventos de âmbito nacional e internacional, como a Noite Europeia dos Investigadores ou a Semana da Ciência e Tecnologia. 


Desde novembro de 2015, as Noites no Observatório são organizadas em parceria com o Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, tendo lugar neste mesmo local.


"Mitos (des)feitos em Astronomia", por Fernando Buitrago, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

A Astronomia é ameaçada por muitas inexatidões, ou mesmo mentiras, que ao serem muito repetidas as tomamos por verdade. Tomemos por exemplo algumas ideias falsas: “Astronomia e Astrologia são a mesma coisa”, “Nada pode viajar mais rápido do que a luz”, ou “O Big Bang foi uma grande explosão”.

Em momentos em que parte da sociedade toma a ciência por algo mágico, é importante combater conceitos errados. A ciência, e a Astronomia em particular, é uma ferramenta para compreendermos o que nos rodeia, o Universo e a nós próprios.

Sala de chat

Tweets...