live event banner

Noites no Observatório (25 de maio de 2019) Terminou a: 25/05/2019 23:30  

As Noites no Observatório são sessões mensais do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), constituídas por uma palestra, dada por um investigador do IA, e observações do céu noturno com telescópios. 


Estas sessões realizam-se desde 2009 e regularmente são enquadradas em eventos de âmbito nacional e internacional, como a Noite Europeia dos Investigadores ou a Semana da Ciência e Tecnologia. 


Desde novembro de 2015, as Noites no Observatório são organizadas em parceria com o Planetário Calouste Gulbenkian – Centro Ciência Viva, tendo lugar neste mesmo local.


"Buracos Negros: Novos Horizontes", por Francisco Lobo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional.

Duas importantíssimas descobertas recentes estão a ajudar os cientistas a revelar os segredos que estes objetos extraordinários abrigam: a deteção de ondas gravitacionais, que resultam da colisão cataclísmica entre dois buracos negros, e a primeira imagem de um buraco negro supermassivo, obtida pelo projeto Event Horizon Telescope.

Vamos recordar a viagem histórica do pensamento humano sobre estes misteriosos objetos, e explorar os engenhosos mecanismos que inventámos para os conseguir detetar.

Sala de chat

Tweets...